Especialidades

A busca por uma maior resolutividade dos problemas relacionados à Saúde tem aumentado o número de especialidades médicas. Para cada tipo de doença descoberta já existe um profissional capacitado para atender.

BUSQUE UMA ESPECIALIDADE


  • Anestesiologista

    Profissional fundamental quando da realização de cirurgias, pois o seu trabalho está direcionado ao estudo da dor e da necessidade da aplicação da anestesia.

  • Cardiologia

    Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

  • Cirurgia Geral

    Cirurgia Geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscopia e Cirurgia de trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnósticos e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

  • Cirurgia Pediátrica

    A Cirurgia Pediátrica é a especialidade médica responsável pelo tratamento cirúrgico de doenças congênitas ou adquiridas, desde o período neonatal até o fim da puberdade. Tem área de atuação extensa, envolvendo vários sistemas orgânicos (digestório, respiratório, genitourinário, vascular, tegumentar e musculoesquelético).

  • Clínica Médica

    É a especialidade médica que trata de pacientes adultos. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas.

  • Clínico Geral

    Esse profissional está apto a tratar diversas doenças e só precisa encaminhar seu paciente quando houver necessidade de um especialista, isso quer dizer, quando o problema é muito específico.

  • Endocrinologia

    As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado endocrinologista, são: da obesidade mórbida, desordens da glândula hipófise, alterações do ciclo menstrual, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e outras doenças relacionadas com a deficiência ou o excesso de suco gástrico.

  • Fonoaudiologia

    É a ciência que se ocupa da prevenção, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita.

  • Ginecologia/Obstetrícia

    Profissional que tem como missão cuidar para que as mulheres conseguem, sem problemas da maneira mais tranquila possível, realizar o sonho de serem mães, pois eles se empenham no estudo do sistema reprodutor feminino.

  • Infectologia

    A Infectologia é a especialidade médica que aborda as doenças infecciosas e parasitárias, sejam estas causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microorganismos.

  • Nefrologia

    Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. A principal doença com que o nefrologista lida é a insuficiência renal, estado em que a função dos rins encontra-se comprometida.

  • Neurologia

    É a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Realiza o diagnóstico e tratamento de todas as doenças que envolvem o sistema nervoso, que é dividido didaticamente em central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos e todos os tecidos efetores, como os músculos.

  • Ortodontia

    Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

  • Ortopedia

    A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.

  • Otorrinolaringologia

    A Otorrinolaringologia é a especialidade médica que cuida de doenças dos ouvidos, nariz e garganta. Tem grande atuação na área pediátrica, já que as crianças frequentemente sofrem com doenças nestas regiões. As mais comuns são as infecções de ouvido e de garganta, as obstruções nasais, tosse e rouquidão.

  • Pediatria

    Pediatria é a especialidade da Medicina dedicada ao cuidado da saúde de crianças, adolescentes e pré-adolescentes. Sua atuação abrange aspectos curativos, preventivos e de pesquisa, além de fazer o acompanhamento do nascimento junto a sala de parto. O pediatra, além de tratar da saúde infantil, pode orientar as famílias sobre questões como alimentação, aleitamento materno, vacinação e prevenção de acidentes.

  • Proctologia

    A Proctologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das afecções que acometem o trato digestório terminal, compreendendo os seguintes órgãos: cólons, reto e ânus. Assim, podemos denominá-la também de Colo-proctologia.

  • Psicologia

    O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

  • Urologia

    A Urologia é a especialidade da medicina que trata de problemas do Sistema Urinário masculino e feminino (rins, ureteres, bexiga, uretra), bem como do Sistema Reprodutor Masculino (testículos, epidídimos, ductos deferentes, vesículas seminais, próstata e pênis).