Notícias

  03 de Junho de 2019

Encontro esclarece dúvidas de gestantes

A gravidez implica no início de um período na vida da mulher cheia de fantasia e felicidade, mas também repleto de dúvidas e inquietações. O processo de gestação, o parto e o puerpério são fases que acontecem muitas alterações a nível emocional e físico, que vai além do nascimento do filho, independente se for o primeiro, segundo ou terceiro, pois cada gestação é diferente. Com o objetivo de oportunizar a troca de informações, sanar dúvidas e esclarecer questionamentos o Hospital e Maternidade Oase disponibiliza uma equipe de profissionais para numa manhã, atender as gestantes de Timbó e dos municípios aos quais o Hospital e referência em Maternidade.

O Encontro que chegou a sua 25ª edição e teve a participação de mais de 30 pessoas, no dia 29 de maio, junto ao Auditório do Vidas contou com a presença do obstetra Antônio Ildefonso Barcelos Lopes, do pediatra Paolo Piermarini, da psicóloga, Elisiane Largura Schroeder e das enfermeira, Lara Bruna Matoso e Katiana Cerqueira que atuam junto ao setor de Maternidade do Hospital Oase.
De acordo com a organização o Encontro de Gestantes, desde a sua formatação em 2012, tem por objetivo informar as participantes sobre os principais cuidados para ter uma gravidez saudável e um parto seguro.

Espaço para dúvidas

Durante o Encontro é oportunizado que as gestantes sanam suas dúvidas, em especial na questão da estrutura do Hospital, pois é realizada uma apresentação dos passos que as futuras mamães vão seguir ao chegar no Hospital. Elas conhecem desde a entrada delas no Pronto-Socorro, sala de pré-parto, salas de parto, sala de recuperação e os quartos para onde as mamães e seus bebês são acomodados até receberem alta médica.

No decorrer do Encontro, tanto as enfermeiras como os profissionais médicos e psicóloga, repassaram orientações em relação aos cuidados com a mamãe como também com o bebê recém nascido. Neste Encontro, a psicóloga reforçou a importância de a gestante envolver o companheiro nos cuidados com o bebê para não se sobrecarregar e assim evitar que tenha problemas psicológicos e de saúde, após o nascimento de seu filho.

Um dos pontos fortes do Encontro em que as gestantes são estimuladas a questionar, trocar informações e sanar dúvidas. Muitos são os questionamentos em relação ao tipo de parto, o local onde as gestantes ficarão até ter o bebê, a necessidade de procedimento cirúrgico durante o parto, a permissão ou não de acompanhante durante o parto, os cuidados após o parto e com o bebê. A estrutura que o Hospital oferece as gestantes também abre espaço para questionamentos, pois hoje as gestantes têm um setor somente para elas, com quartos de pré-partos específicos, banheira e equipamentos para auxiliar a diminuir a dor.

No final do Encontro todas as gestantes receberam uma lembrancinha, doada pela Farmácia Farmais e também um material informativo, que foi produzido em parceria entre o Vidas, a Patotinha Moda Infantil e a Farmácia Farma e Farma Popular, que serve para orientar as futuras mamães sobre o que elas devem trazer para a Maternidade, quando estiver na hora do seu bebê nascer. As mamães que já estão próximas de ter seus bebês, foram aconselhadas à deixar a mala da mamãe e do bebê já pronta para não dar atropelos quando chegar a hora do parto.

 

 

Últimas Notícias