Notícias

  13 de Outubro de 2020

HCor ministra capacitação no Oase

Troca de experiência e novos conhecimentos. Este foi o resultado da capacitação que aconteceu na manhã do dia 9 de outubro, junto ao Hospital e Maternidade Oase. Na oportunidade um grupo de profissionais do Hospital, entre médicos, fisioterapeutas e enfermeiros participou da capacitação coordenada pela enfermeira do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo, Ana Cardoso e pelo fisioterapeuta, e consultor do HCor, João Marcus.

A capacitação é o resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina com o Ministério da Saúde através do Conselho Nacional de Secretarias da Saúde (Conass), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e HCor. O objetivo é a qualificação dos profissionais da Saúde que estão na linha de frente junto aos pacientes acometidos pela Covid-19.

Em entrevista os profissionais do HCor relatam que a entidade, em parceria com a SES, organizou um cronograma para as visitas técnicas visando a qualificação dos profissionais em suporte ventilatório, com o objeto de diminuir a mortalidade e melhoria dos índices assistenciais relacionados ao atendimento a pacientes acometidos pela Covid-19. A ação visa capacitar mais de 2.600 profissionais da Saúde.

Na oportunidade a enfermeira, Ana Cardoso, observou que o HCor, em uma ação de Responsabilidade Social, enviou equipes assistenciais para 15 estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, além de Santa Catarina, para capacitar profissionais de Saúde no manejo de ventilador mecânico em pacientes diagnosticados com Covid-19. "Participam dos treinamentos enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem de unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais públicos de referência para o Coronavírus".

Após a capacitação o administrador do Hospital, Robson Almeida, agradeceu aos profissionais da HCor pela dinâmica no repasse das suas experiências e afirmou que tudo o que vem para somar, em especial na área da Saúde, é de extrema importância para a direção, profissionais e colaboradores do Hospital e Maternidade Oase.


Avaliação

Em entrevista após a capacitação as enfermeiras Carla Cristina Lima dos Santos, que atua na UTI e Edna Gomes da Silva Rocha, que atua no Pronto-Socorro, afirmaram que a capacitação além de sanar dúvidas também agregou mais conhecimentos aos seus trabalhos diários.

A médica Fernanda Portelli e o coordenador da UTI, doutor Ian Robert Rehfeldt, foram unânimes em afirmar que a capacitação foi muito bem aproveitada, especialmente porque o HCor é uma referência para todo o país, e querendo ou não, São Paulo foi o estado brasileiro a registrar o primeiro paciente acometido pela Covid-19. "Os profissionais mostraram durante a capacitação as suas ações, em especial por terem sido pioneiros e assim conseguiram repassar toda essa experiência para a equipe".

Fernanda observa que é importante destacar que os profissionais da HCor repassaram o que deu certo e o que deu errado, todo a organização, fluxo dos pacientes, entre outros. "Foram apresentadas questões, a que o próprio Hospital e Maternidade Oase já se adequou, apesar de termos aprendido mais o Hospital não está tão atrás da HCor, mas é lógico que é sempre um aprendizado a troca de experiências".

Os médicos destacam que durante a capacitação a enfermeira do HCor, Ana Cardoso que é responsável por todo o fluxo do HCor, demonstrou toda a sistematização das formas de trabalha, principalmente evitando a contaminação da equipe, ou seja dos profissionais. Já o fisioterapeuta repassou as rotinas de ventilação mecânica, de toda a assistência ao paciente no ambiente de UTI. "Foi muito bem aproveitado para estarmos melhorando mais o nosso serviço e a mesmo tempo vermos que estamos adequados à situação atual".

Para a equipe de Fisioterapia do Hospital e Maternidade Oase, a capacitação do HCor foi enriquecedora, pois trouxeram suas experiências e o mais importante, repassaram experiência associada a evidências científicas, ou seja a atuação com paciente baseada na ciência, na proteção do paciente e apresentaram muitas ações voltadas à proteção das equipes. "Acredito que somaram em conhecimento para a nossa equipe, com o repasse de muitas informações positivas. Ficamos muito contentes em ver que a nossa linha de cuidados se aproxima muito da linha de cuidados da HCor, que é um centro de referência. Assim, seguimos sempre aprendendo, com educação continuada das equipes, sempre em busca de melhorias para o paciente, funcionários e colaboradores. Foi muito satisfatório e bons conhecimentos adquiridos para todos os presentes".

Fonte: (http://www.jornaldomediovale.com.br/on-line/cotidiano/hcor-ministra-capacita%C3%A7%C3%A3o-no-oase-1.2268801)